Sindicato dos delegados de SP processa integrante do MBL

Conselho profissional pode cobrar anuidade enquanto houver vínculo

Danos morais

Sindicato dos delegados da Polícia Civil de São Paulo processa cofundador do MBL

Por 

Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo decidiu processar membro do MBL por vídeo ofensivo
Reprodução/Twitter

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) ingressou com uma medida judicial contra Renan Antonio Ferreira dos Santos, cofundador e coordenador do Movimento Brasil Livre.

Na ação, o Sindpesp pede que seja retirado um vídeo postado no canal do MBL no YouTube, em que Renan profere insultos aos delegados de polícia e policiais civis.

“[…] eventualmente é um playboy, o pai dele tem o contato com o delegado, ou eventualmente é um bandido, que enfim, tem conexões com a polícia civil, aí o cara é liberado, malandro é liberado, às vezes, paga uma propina pro delegado de polícia civil, as vezes tem um contato ali com os investigadores, e nada acontece”, diz trecho do vídeo que motivou a ação.

A inicial assinada pelo advogado Fabio Luiz Santana lembra que o canal do MBL no YouTube possui mais de um milhão de seguidores e o vídeo já foi assistido mais de 125 mil vezes. “O Sindpesp repudia qualquer ato de corrupção, seja ele praticado por policiais ou por qualquer outro agente público ou político e atua para que nossas instituições sejam aperfeiçoadas”, explica Raquel Kobashi Gallinati, presidente do Sindpesp.

Para a presidente, a manifestação equivocada de Renan desrespeitou a honra de inúmeros policiais civis que dedicam suas vidas a garantir a segurança das pessoas, com profissionalismo e ética. Dessa forma, considerando o desrespeito que a equivocada generalização causou aos dignos profissionais, a indenização e a retirada do vídeo são medidas de justiça a esses profissionais exemplares.

Além da retirada do vídeo, o sindicato também requer uma indenização de R$ 40 mil por danos morais e o direito de resposta em todas as redes sociais do autor.

Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 2 de junho de 2020, 21h44

Leia Também

Kazino Va Rasmiy Saytning Xususiyatlari!

Content Pin-up Mərc Xətti Aviator Pin Up Qazanmağın Lap Etimadli Yoludur Izafi Pin-up Müştərilərin Bukmeker Kontorunun Qeydiyyatı Və Yoxlanılması Pin Up Bonus Siyasəti Bukmeker Pin-up