STJ acata HC com base em constrangimento ilegal no juízo de origem

Conselho profissional pode cobrar anuidade enquanto houver vínculo

Autos físicos

STJ acata HC com base em constrangimento ilegal no juízo de origem

Por 

O ministro Nefi Cordeiro apontou negativa de prestação jurisdicional no tribunal de origem ao conceder HC a preso de SP
Reprodução

O ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça, acatou pedido de Habeas Corpus impetrado em face de acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo que negou a concessão de prisão domiciliar em razão da epidemia de Covid-19.

No pedido apresentado ao STJ, a defesa do detento alega constrangimento ilegal ao argumento de que o paciente teria cumprido os requisitos para a progressão de regime. Contudo, em razão de os autos serem físicos, ainda não foi realizada a apreciação do pleito.

A defesa alega que, em janeiro deste ano, o paciente passou por exame criminológico, o qual até a data de hoje não foi disponibilizado a esta defesa, por ser o processo da execução autos físicos.

Ao analisar a matéria, o ministro aponta que é imperioso considerar que o juízo de 1º grau não parece ter analisado o caso no contexto da Recomendação 62 do CNJ.

“Embora efetivamente o meio correto e legal para ver reformada qualquer decisão proferida pelo juízo da execução penal seja o agravo de execução, não pode ser impedido o célere acesso pela via do Habeas Corpus para o enfrentamento de temas de direito, como se tem na espécie. Deste modo, a Corte de origem não examinou matéria essencial do mandamus, configurando-se constrangimento ilegal por negativa da prestação jurisdicional, conforme jurisprudência deste tribunal” diz trecho da decisão.

Diante disso, o ministro concedeu liminarmente o HC para determinar que o tribunal estadual faça o exame, como entender de direito, do pleito referente à progressão de regime. A defesa do réu foi feita pelo advogado Rafael Tadeu de Salles Cesar.

Clique aqui para ler a decisão

HC 582.656

Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 2 de junho de 2020, 21h13

Leia Também

Oyunu Xinclamaq Mümkündürmü?

Content Aviator Hack – Oyunu Xinclamaq Mümkündürmü? Aviator Oyun Alqoritmləri Aviator Oynamaq üçün Gur Qeydiyyat Aviator Apk Hack Aviator Oyunu Qaydaları Demo Rejim Aviator Oyunu