STF dispensa assinatura de agente político em recurso, aceitando apenas de procurador municipal

t

Nesta quinta-feira, 4, o plenário do STF deu provimento aos embargos de divergência autorizando o regular prosseguimento de recurso extraordinário assinado apenas pelo procurador municipal, sem a assinatura do agente político. Os ministros verificaram que havia uma procuração autorizando o advogado a recorrer de qualquer decisão, em quaisquer instâncias, inclusive no STF.

t

O recurso extraordinário foi protocolado em 2017 pelo prefeito de Natal contra decisão do TJ/RN sobre acerca de uma lei municipal. O recurso teve seguimento negado pelo ministro Gilmar Mendes, relator, por ter sido subscrita apenas pelo por procurador jurídico.

Na ocasião, o ministro disse que a Corte firmou orientação no sentido de que a validade dos atos processuais no âmbito do controle abstrato estadual de constitucionalidade exige a assinatura do agente político que conduz o processo decisório, ao lado de seu patrono judicial.

Diante da negativa, a parte interpôs agravo regimental e, posteriormente, embargos de declaração. Todos negados. Assim, opôs embargos de divergência questionando todas as decisões anteriores.

Procuração

Na tarde de hoje, os ministros mudaram o rumo do processo ao verificarem que há nos autos uma procuração que autoriza o procurador-Geral do município de Natal expressamente a promoção da ação direta e também recorrer de qualquer decisão para todas as instâncias, para qualquer Tribunal Superior ou para o STF.

Os ministros também observaram a dificuldade de muitos procuradores, em qualquer nível da Federação, de conseguir ter contato com o agente político, com o risco até da perda de prazo. O ministro Luís Roberto Barroso citou um exemplo pessoal de quando era procurador-Geral do Estado, no governo de Leonel Brizola, no qual observou as agruras de se conseguir a assinatura dele. A ministra Cármen Lúcia também falou das dificuldades em despachar com os governadores.


Leia Também

bedava bonus veren bahis siteleri ekşi sözlük

İçerik Nasıl Para Çekilir? Mansur Yavaş: Halk, parasını kullandırdıklarının parayı ne yaptığını görmeli Mansur Yavaş: En büyük güç millettir Üye Girişi SPOR bedava bonus veren

Oyunu Xinclamaq Mümkündürmü?

Content Aviator Hack – Oyunu Xinclamaq Mümkündürmü? Aviator Oyun Alqoritmləri Aviator Oynamaq üçün Gur Qeydiyyat Aviator Apk Hack Aviator Oyunu Qaydaları Demo Rejim Aviator Oyunu