30 mil assistem a debate de ex-presidentes na TV ConJur

30 mil assistem a debate de ex-presidentes na TV ConJur

Ex-presidentes participaram de seminário mediado pelo ex-ministro Nelson Jobim

A imprensa repercutiu seminário da TV ConJur que promoveu, nesta segunda-feira (4/5), um raro encontro entre três ex-presidentes da República. Eles debateram saídas para as crises econômica, sanitária e institucional, ampliadas pela pandemia do novo coronavírus.

Participaram do evento online Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Michel Temer (2016-2019) e Fernando Collor de Melo (1990-1992), com a mediação de Nelson Jobim, ex-presidente do STF e ex-ministro da Justiça.

Convidado, o ex-presidente José Sarney (1995-1990) explicou que sua mulher, dona Marly, adoentada, tinha consultas e exames demorados na data do evento. O ex-presidente Lula (2003-2010) declinou, e a ex-presidente Dilma Rousseff (2011-2016) não havia respondido até a última segunda. A ConJur vai propor uma nova data ao trio.

Em menos de 24 horas, o seminário havia atingido a marca de 30 mil visualizações no perfil da TV ConJur no YouTube e pautou parte do noticiário nacional.

A CNN destacou o fato de os três ex-presidentes acreditarem que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, teria extrapolado as atribuições do Judiciário, ao barrar a nomeação de Alexandre Ramagem para o cargo de diretor-geral do Polícia Federal.

O Estado de S.Paulo lembrou que os mandatários que participaram do seminário governaram o Brasil por mais de 15 anos e enfrentaram uma série de problemas sem o grau de beligerância dos 16 meses da gestão do presidente Jair Bolsonaro.

O Globo preferiu destacar os apontamentos dos ex-presidentes em relação à reação das Forças Armadas à fala de Bolsonaro no último domingo (3), sobre “não aceitar mais a interferência de outros poderes em seu governo e ter o apoio” delas. Os ex-presidentes foram unânimes ao destacar o compromisso dos militares com a Constituição de 1988.

O portal da Exame escolheu o mesmo caminho e destacou a responsabilidade dos militares no atual contexto. O UOL, por sua vez, abordou a defesa do multilateralismo pelos ex-presidentes e a importância de manter boas relações com a China para o futuro da economia do país.

O Estado de Minas destacou a revelação de Michel Temer de que ligou para Bolsonaro para aconselhá-lo a pregar o isolamento social e falar menos com a imprensa.

Por fim, o portal da rádio Jovem Pan destacou que, apesar de reprovarem o comportamento de Bolsonaro, os ex-presidentes descartaram um novo processo de impeachment. 

O seminário promovido pela TV ConJur foi patrocinado pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree) e pela Aliança de Advocacia Empresarial.

Assista abaixo ao seminário:

Leia Também

Kazino Va Rasmiy Saytning Xususiyatlari!

Content Pin-up Mərc Xətti Aviator Pin Up Qazanmağın Lap Etimadli Yoludur Izafi Pin-up Müştərilərin Bukmeker Kontorunun Qeydiyyatı Və Yoxlanılması Pin Up Bonus Siyasəti Bukmeker Pin-up