Inovação tecnológica permite conclusão de processo de 22 anos

Inovação tecnológica permite conclusão de processo de 22 anos

Até que enfim

Inovação tecnológica permite conclusão de processo de 22 anos de duração

Um processo trabalhista iniciado em 1998 em Mato Grosso finalmente foi encerrado graças a uma inovação tecnológica. Uma ferramenta desenvolvida pelo TRT da 18ª Região, de Goiás, encontrou na conta bancária do réu e bloqueou uma parte dos valores devidos, o que permitiu o fechamento de um acordo.

O TRT da 18ª Região, de Goiás, conseguiu desenvolver uma ferramenta inovadora
Reprodução/Facebook TRT

Desenvolvido pelo TRT goiano, o Sistema Automatizado de Bloqueios Bancários (SABB) automatiza o preenchimento da ordem para que o BacenJud (sistema do Banco Central) efetue o bloqueio de dinheiro na conta do devedor. Por dispensar o preenchimento manual e reiterado da ordem, esse sistema é muito mais eficiente do que o tradicional.

Assim que colocou o SABB em prática, o TRT da 18ª Região o pôs à disposição de outros tribunais e de juízos de várias partes do país. A ferramenta foi adotada pela 4ª Vara do Trabalho de Cuiabá, que a utilizou para acelerar o processo que se arrastava desde 1998 — no ano seguinte, um acordo chegou a ser firmado entre as partes, mas não foi cumprido.

A 4ª Vara de Cuiabá passou os últimos 22 anos tentando encontrar meios para fazer o réu pagar a indenização trabalhista, mas não teve sucesso. Com a entrada em ação do SABB, porém, as coisas mudaram. A ferramenta encontrou R$ 11 mil reais em uma conta do réu, valor equivalente a 70% do total devido. Em seguida, o caso foi enviado ao Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º Grau de Cuiabá (Cejusc), que conseguiu o acordo. Por causa do bloqueio do dinheiro, desta vez não há o risco de não cumprimento do que foi acertado entre as partes.

“O SABB facilita a emissão das ordens eletrônicas que encaminhamos ao BacenJud, pois após o cadastramento dos autos no sistema, com a inserção de algumas informações, a ferramenta automatiza a elaboração e o encaminhamento das ordens”, explicou Stella Maris, juíza auxiliar em atuação na 4ª Vara do Trabalho de Cuiabá “Várias execuções com medidas já adotadas sem êxito foram solucionadas com a utilização dessa ferramenta”. Com informações da assessoria de imprensa do TRT-23.

Revista Consultor Jurídico, 8 de maio de 2020, 21h35

Leia Também

Oyunu Xinclamaq Mümkündürmü?

Content Aviator Hack – Oyunu Xinclamaq Mümkündürmü? Aviator Oyun Alqoritmləri Aviator Oynamaq üçün Gur Qeydiyyat Aviator Apk Hack Aviator Oyunu Qaydaları Demo Rejim Aviator Oyunu