Auditores fiscais vão ao STF contra fim do voto de qualidade no Carf

Auditores fiscais vão ao STF contra fim do voto de qualidade no Carf

Queda na arrecadação

Auditores da Receita vão ao STF contra extinção do voto de qualidade no Carf

Por 

A extinção do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) vai acarretar perda imensurável de arrecadação para os cofres públicos. A medida implicaria, inclusive, em possível carência de recursos para o combate da epidemia do coronavírus.

Auditores da Receita Federal afirmam que extinção do voto de qualidade foi “jabuti”
Agência Senado

É o que argumenta a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) em ação no Supremo Tribunal Federal que questiona a constitucionalidade do fim do voto de qualidade. 

extinção aconteceu com a conversão da “MP do contribuinte legal” em lei e está prevista no artigo 28 da 13.988/2020.

De acordo com os auditores, a MP sofre de inconstitucionalidade formal já que não abordou o funcionamento do Carf e o critério de desempate dos julgamentos por ele realizados. Os auditores consideram que a medida foi um jabuti que, no jargão político, designam inserções de dispositivos alheios ao tema principal de uma norma.

“A tramitação anômala do dispositivo que originou a nova regra de desempate dos julgamentos administrativos ocorridos no Carf revela, assim, o claro intuito parlamentar de subtrair a apreciação da norma do devido debate público a que devem se submeter todos os atos normativos emanados pelo Poder Legislativo”, afirmam.

A Anfip foi representada pelos advogados Heleno Taveira TorresRaquel de Andrade Vieira Alves.

Soma ao coro

Por prevenção, a ação será relatada pelo ministro Marco Aurélio. O ministro tem em seu gabinete outras duas ações: a ADI 6.399 foi ajuizada pela Procuradoria-geral da República e a ADI 6.403 é de autoria do Partido Socialista Brasileiro. 

Na Justiça Federal, a matéria foi questionada pelo Instituto de Defesa em Processo Administrativo (Indepad).

Clique aqui para ler o pedido

ADI 6.415

 é correspondente da revista Consultor Jurídico em Brasília.

Revista Consultor Jurídico, 11 de maio de 2020, 18h22

Leia Também

Azərbaycandakı Bukmeker Kontorunun Icmalı

Content Bukmeker Kontorunda Yoxlamadan Necə Keçmək Olar? Qeydiyyatdan Sonra Sayta Necə Daxil Olmaq Olar Bukmeker Kontorunun Lisenziyası Varmı? In Qeydiyyatı Win Casino In Qeydiyyat: Azərbaycan