Back-end x Front-end: diferenças e exemplos de cada um!

Além do mais, sua sintaxe é simples e de fácil compreensão se comparado com outras linguagens de programação back end. Aqueles que programam com Python no Stack Overflow elogiam por seus códigos serem “elegantes”, “fáceis de entender” e “maravilhoso”. Ruby on Rails (ou simplesmente https://justpaste.it/a7l4d Ruby) é uma linguagem de programação de desenvolvimento web feito em cima da linguagem Ruby. O Ruby on Rails possui um conjunto de ferramentas que permite com que você basicamente crie tarefas básicas (por exemplo, você é capaz de criar um blog básico com uma linha de código).

Agora que já sabemos quem é o Front-end, o Back-end e o Banco de dados.Vamos ver um exemplo de como seria eles trabalhando em conjunto em uma operação. Como vimos o Back-end é a camada principal, é ele quem dá inteligência para o software, processando os dados e executando tarefas. Na tela do aplicativo do uber, você informa o local de origem/destino e o tipo de carro – Essa tela que você está vendo e inserindo informações é o Front-end do aplicativo.

Como Unir Backend com Frontend: Guia Completo para Desenvolvedores Brasileiros

Enfim, a diferença entre front-end e back-end está relacionada às responsabilidades e funcionalidades que cada um desses termos descreve. Os salários de front-end e back-end podem variar dependendo de vários fatores, como nível de experiência, localização geográfica e tamanho da empresa. O CSS é separado do HTML, o que permite https://www.dreamstime.com/wojis64155_info que a aparência de uma página seja facilmente modificada sem alterar o conteúdo da página. Além disso, a comunidade Python é muito ativa, com muitos recursos, tutoriais e documentação disponíveis gratuitamente para os usuários. Veja na Figura 7 um exemplo de página web criada apenas com marcação de texto e estilização.

frontend e backend

As linguagens back end podem ser escritas tanto de forma estática ou dinâmica. O primeiro é mais rígido, mas melhor para encontrar erros, onde que o último é mais flexível, mas permite com que as variáveis mudem os https://justpaste.me/stp3 tipos (no qual pode contar com erros inesperados). Então, enquanto você certamente estará programando com linguagens back end, não pense que isso será a única coisa que irá fazer como um desenvolvedor back end.

Qual é a diferença entre front-end e back-end no desenvolvimento de aplicações?

Quando se trata de tipos de áreas de desenvolvimento na programação, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que é front-end x back-end, as áreas de atuação de cada uma, e suas linguagens. A área da tecnologia da informação aborda tantas linguagens e nomenclaturas que acaba sendo difícil compreender tudo. No entanto, existem dois desses termos que são populares no setor mas que, mesmo assim, geram dúvidas em relação ao significado e funcionalidade. Continue a leitura para entender qual a diferença entre front-end e back-end.

  • Depois comece a trabalhar com formulários HTML e introduza alguma linguagem back-end como PHP ou Ruby.
  • Sites institucionais, por exemplo, não precisam dessa complexidade, e atendem bem o objetivo a que se destinam.
  • Essa framework de aplicação web é utilizado para construir sites backend utilizando linguagens como Visual Basic (VB), C#, F# e mais.
  • Nesta seção, apresentaremos um passo a passo para auxiliar os desenvolvedores nesse processo.
  • Digamos que eu tenha digitado “livro python” e selecionado o filtro “menor que R$50”.
  • Essas são apenas algumas das melhores práticas que os desenvolvedores brasileiros podem seguir ao unir o backend com o frontend.

Leia Também