Ministra Cristina Peduzzi participará de debate no STF sobre a justiça pela perspectiva das mulheres

O seminário “Por estas e por outras” será na sexta-feira, a partir das 10h, com transmissão ao vivo.

07/12/21 – A presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Maria Cristina Peduzzi, participa, nesta sexta-feira (10), do seminário “Por estas e por outras”, iniciativa comandada pelas ministras do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, Rosa Weber e Ellen Gracie (aposentada). “Preços e desapreços: violência custa a vida” é o tema do painel, do qual a ministra participará ao lado da empresária Luiza Trajano, da economista Maria Silvia Bastos Marques e da jornalista Flávia Oliveira.

O encontro reunirá mulheres que se destacam na sociedade por sua atuação nas mais diversas áreas da sociedade para debater o funcionamento da Justiça sob a perspectiva feminina, na data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Magistradas, empresárias, artistas, pesquisadoras, economistas, jornalistas, advogadas, diplomatas, médicas, escritoras e acadêmicas integrarão os diversos painéis do seminário.
 
Trabalho, economia e pobreza

O seminário começa às 10h, com o painel “Preços e desapreços: violência custa a vida”, mediado pela ministra Cármen Lúcia, e contará com cinco apresentações. A presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministra Maria Cristina Peduzzi dissertará sobre “O justo e o jurídico no (des)cuidado de gênero”.

Ainda na esfera do trabalho, a empresária Luiza Helena Trajano falará sobre “Oportunidades e embaraços para a mulher trabalhadora”. Sob a perspectiva econômica mais ampla, a economista Maria Silvia Bastos Marques fará sua explanação a partir da seguinte indagação: “Economia iguala? Desiguala?” Por fim, a jornalista Flávia Oliveira trará sua visão social sobre outro questionamento: “Pobreza e desigualdade: mulher sofre mais?”.

Contexto internacional e desigualdade

A ministra Ellen Gracie coordena o segundo painel do seminário, a partir das 14h, sobre o tema “Dignidades/Indignidades: ser no mundo”. Participam a advogada Samara Carvalho Santos, que falará sobre “Feminino verde: as matas e as mortes”, e a cantora Zélia Duncan que trará um olhar sobre a “Construção cultural da igualdade”. Ainda neste segundo painel, a embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May, trará para o debate “Um olhar internacional sobre a violência contra a mulher”. Já a jornalista Ana Paula Araújo, que tem livro publicado sobre o tema, falará sobre “A desigualdade (que) violenta”.

Contexto histórico, saúde e educação

O terceiro e último painel, intitulado “Passados e não passados”, será comandado pela ministra Rosa Weber e será aberto com a palestra da escritora e historiadora Heloísa Murgel Starling, que apresentará “A perspectiva histórica da desigualdade de gênero”. Em seguida se apresenta a médica e presidente da Rede Sarah, Lúcia Willadino Braga, que falará sobre “Acesso à saúde: o justo/injusto para a mulher”. Encerrando as explanações, a professora de Direito Civil, Comercial e Econômico da Universidade de Brasília UnB Ana Frazão falará sobre “Educação: formação e transformação”.

Transmissão

Todo o seminário terá transmissão em tempo real pela TV Justiça e pelo canal do STF no YouTube. A entrada para acompanhar o evento será restrita a convidados e acompanhantes das palestrantes, em razão das medidas de distanciamento social e prevenção da covid-19.

(Com informações do STF)

$(‘#lightbox-ftcz_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var ftcz_autoplaying=false;
var ftcz_showingLightbox=false;
const ftcz_playPauseControllers=”#slider-ftcz_-playpause, #slider-ftcz_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-ftcz_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: ftcz_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
‘,
nextArrow:
‘,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
]
});
$(“#slider-ftcz_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});

Leia Também

Bahis siteleri oyunları rekor oyun

Bahis Siteleri Oyunları – Rekor Oyunlar | En İyi Bahis Siteleri “Bahis Siteleri Oyunları – Rekor Oyunlar ile Tanışın ve En İyi Bahis Sitelerinde Kazanmanın